A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está realizando a substituição das redes de distribuição e adutoras no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço e aumentar a eficiência operacional do sistema de abastecimento de água.
Com a troca das tubulações antigas, a iniciativa visa reduzir a perda de carga na rede e diminuir os vazamentos, impactando diretamente na redução das perdas físicas de água e na melhoria da continuidade do abastecimento. Para minimizar intervenções nas vias, está sendo utilizado majoritariamente o método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas.
As obras têm investimento total de R$ 13,4 milhões, provenientes de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Estão sendo implantados mais de 9,5 mil metros de rede e realizados 1.460 ramais de ligação, beneficiando milhares de moradores do município.
“As melhorias na infraestrutura de abastecimento em Maranguape são fundamentais para garantir mais segurança e regularidade no fornecimento de água. Esse tipo de obra reduz perdas, melhora a eficiência do sistema e eleva o padrão da água que chega às casas da população”, afirma Eduardo de Freitas, gerente da Unidade de Negócio da Bacia Metropolitana Oeste da Cagece.
De acordo com a Cagece, os serviços estão com mais de 95% da execução concluída, com previsão de término nos próximos meses. A ação faz parte do conjunto de obras estruturantes da companhia, que inclui também outros municípios, com foco na modernização dos sistemas de abastecimento e na preservação dos recursos hídricos.