O programa de responsabilidade social Reciclocidades, promovido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), completa 15 anos de impacto positivo e transformação social em 2024. Com foco na capacitação e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, o projeto transforma resíduos sólidos como jornal, papel, papelão e lona vinílica em produtos artesanais sustentáveis e comercializáveis.
Para marcar a ocasião, no dia 4 de dezembro será realizado um desfile de moda sustentável no Complexo Estação das Artes em Fortaleza, destacando criações exclusivas que envolvem a colaboração do renomado estilista Kalil Nepomuceno e do designer de produtos Érico Gondim. As peças são co-criadas pelas artesãs participantes do programa, que, além de desfilar, terão capacitações em técnicas de costura e design.
O evento reunirá 800 convidados e contará com ampla cobertura da imprensa, trazendo visibilidade ao compromisso da Cagece com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Mais do que um desfile, esta edição do Reciclocidades impulsiona discussões importantes sobre ESG (ambiental, social e governança), promovendo o consumo consciente e alternativas sustentáveis para a indústria têxtil.
O Reciclocidades é realizado em parceria com importantes instituições e empresas, como o Governo do Estado do Ceará, Sistema FIEC, Fecomércio Ceará, Vicunha Têxtil, Instituto Mirante de Cultura e Arte do Ceará, Aesbe, Sebrae, Sindroupas Ceará, e o Pacto Global – Rede Brasil, reafirmando a missão da Cagece de promover um impacto positivo econômico, social e ambiental em toda a comunidade cearense.
Reserve a data e venha celebrar conosco este projeto que, ao longo dos anos, tem transformado vidas e ajudado a construir um futuro mais sustentável!