Um levantamento do instituto Ipsos, divulgado na última quarta-feira, dia 19, revelou que o Brasil ocupa a quinta posição entre os países mais felizes do mundo. O estudo, realizado em 30 nações, apontou que 79% dos brasileiros entrevistados se consideram felizes, apesar de uma queda de três pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A liderança do ranking ficou com a Índia, onde 88% da população relatou felicidade, seguida pela Holanda (86%). No extremo oposto, Turquia (49%) e Hungria (45%) apresentaram os menores índices.
“Apesar de ocupar uma posição elevada no ranking de felicidade, apenas 34% dos brasileiros consideram sua qualidade de vida atual como boa, colocando o país entre os mais negativos no quesito qualidade de vida entre os países entrevistados”, destaca o relatório da Ipsos.
O estudo também revelou que, globalmente, a felicidade está mais associada à família e ao sentimento de ser amado. No Brasil, no entanto, a saúde mental e o bem-estar foram apontados como fatores determinantes. Já na Tailândia e na Suécia, a estabilidade financeira se destacou como o principal indicador de felicidade.
Desde 2011, a Ipsos monitora a felicidade global e observou uma tendência de queda em 15 dos 20 países que participam do estudo desde a primeira edição. A Turquia foi o país que apresentou a maior queda (-40 pontos percentuais), seguida pela Coreia do Sul (-21 p.p.), Canadá (-18 p.p.) e Estados Unidos (-16 p.p.).
Ranking dos países mais felizes:
- Índia
- Holanda
- México
- Indonésia
- Brasil
- Tailândia
- Nova Zelândia
- Colômbia
- Malásia
- Irlanda
- Chile
- Argentina
- Singapura
- Suécia
- França
- Bélgica
- Espanha
- Polônia
- Austrália
- Grã-Bretanha
- Estados Unidos
- Canadá
- África do Sul
- Itália
- Peru
- Alemanha
- Japão
- Coreia do Sul
- Turquia
- Hungria
O estudo entrevistou cerca de 2.000 pessoas no Japão e 1.000 em diversos outros países, incluindo Brasil, EUA e França, enquanto na Índia a amostra foi de aproximadamente 2.200 indivíduos.