Entre os dias 10 e 15 de abril, 69 cidadãos norte-americanos foram impedidos de entrar no Brasil após o restabelecimento da exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A decisão do governo federal, que entrou em vigor no dia 10, baseia-se no princípio da reciprocidade. Desde então, todos os visitantes desses países precisam apresentar visto para entrar em território brasileiro.
De acordo com dados da Polícia Federal, além dos norte-americanos, 15 turistas da Austrália e 12 do Canadá também foram barrados. A taxa de inadmissão para os Estados Unidos foi de 1,129%, enquanto os australianos e canadenses apresentaram índices de 4,1% e 1,544%, respectivamente.
Ainda segundo o levantamento, foram registradas 6.120 entradas de cidadãos dos EUA, 368 da Austrália e 777 do Canadá no período. Os impedimentos ocorreram devido à ausência de visto válido para turismo, agora obrigatório para esses países.
A exigência de visto foi anunciada em maio de 2023, com início da aplicação neste mês. O Itamaraty reforça que “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”, mantendo a política de reciprocidade para países que não oferecem isenção a brasileiros.