O Bilhete Único Fortaleza completa 10 anos, uma década marcada por muitas mudanças na mobilidade urbana, e pela consolidação do BU como recurso fundamental para o acesso ao transporte público de qualidade. Além de possibilitar que o usuário faça quantas viagens precisar pagando somente uma passagem a cada duas horas, o programa passou por diversas inovações ao longo dos anos, entre elas a integração com o Bicicletar e a criação do Bilhetinho Único, que concede a gratuidade da passagem para o público infantil. A aderência ao recurso pode ser observada pelo número de viagens feitas com o cartão, entre março, abril e maio deste ano foram em média 10.688.946.
Uma das 1.503.621 usuárias cadastradas no Bilhete Único ao longo desses dez anos de existência, a vendedora Renária Nascimento conta que o BU lhe trouxe mais tranquilidade. “Ajuda a chegar em casa mais rápido, a não ter que ficar esperando tanto para poder chegar ao destino. Antes, se eu pegasse um ônibus e mais na frente tivesse que pegar outro, eu já pagava outro bilhete, e agora não, somente com uma passagem eu consigo fazer várias viagens”, observa.
A cozinheira Cristiane Coelho exibe o cartão do Bilhete Único com orgulho. A rotina diária inclui percursos com no mínimo três ônibus, o que torna o BU extremamente necessário. Ela lembra da vida antes da ferramenta. “Era bem ruim, mais difícil de pegar ônibus. Com o Bilhete Único eu gasto menos dinheiro e demoro menos”, compara.
Prestes a subir no ônibus junto com a família, Yago Castro calcula a economia e o conforto proporcionados pelo BU pensando também na esposa Vanderli e nos filhos Júlia e Victor Hugo. “Um percurso que a gente fazia em duas horas, estamos fazendo em meia hora. Então melhorou demais. E a economia também aumentou muito, porque a gente pagava duas, três passagens por pessoa, e hoje pagamos só uma. Faz uma diferença grande”, avalia.
Por um período de até duas horas, o usuário poderá pegar quantos ônibus precisar, em todos os sentidos, trocando de linha em qualquer parada. Tudo isso pagando apenas uma passagem.
Além disso, é uma ferramenta simples e fácil de usar, que possibilita a integração entre todas as linhas do Sistema de Transporte Urbano, sem restrições de associações obrigatórias entre linhas específicas