Durante o mês de janeiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará promove uma série de atividades voltadas para todos os públicos e gostos. A programação gratuita inclui lançamentos de livros, atividades infantis, ciclos formativos, homenagens e muito mais. C
Confira abaixo alguns destaques do mês de janeiro na Bece, espaço integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).F
Férias na Bece: diversão e conhecimento garantidos para crianças e jovensAlém do tradicional Pequenas Grandes Histórias, realizado aos sábados e domingos, sempre às 10h e às 15h, a programação inclui contações de histórias no setor infantil às sextas-feiras, às 16h, e Mediação Lúdica de Leitura nos dias 15, 16, 22 e 23, também às 16h. Aos sábados, às 15h, as apresentações contam com tradução em Libras.
Uma História da Arte na Itália, de Márcio Catunda; Outras Urbanas, de Jorge Ventura; e Crepúsculo de Mim, de Jorge Alfredo Furtado. Encerrando a programação, no dia 30, Cibele Cortez lança Eu Não Quero Falar Sobre Isso. Com exceção do evento do dia 19, todos os lançamentos ocorrem às 18h, no espaço multiuso da biblioteca.
Baile da Conceição: Bece homenageia às escritoras negras com música, poesia e culturaNo dia 17 de janeiro, a Bece reúne artistas locais para uma homenagem à vida e à obra da icônica escritora Conceição Evaristo e de outras importantes escritoras negras do Brasil e do mundo. Com atrações como Mais Melanina, Reggae do Passinho, DJ Lolost, Izabela Wégila, Ana Marlene, MC Wagh, Dona Iolanda, Aiane Batista e Edson Júnior, o Baile da Conceição acontecerá na calçada da Bece, a partir das 17h.
Cláudia Leitão: Cultura e Criatividade em Ação
O programa “Relatos Biográficos” homenageia a cearense e gestora cultural Cláudia Sousa Leitão, uma das mais importantes referências em economia criativa no Brasil. Com a participação da homenageada, Camille Girouard (filha), Beatriz Leitão (irmã) e Raquel Gondim (amiga), o evento será realizado no dia 29 de janeiro, a partir das 18h, na Bece. A mediação ficará por conta de Ana Karine Garcia.
Coclo Formativo: Vidas Trans – Arte e Colonização
Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, a Biblioteca Pública realiza mais um Ciclo Formativo. Intitulado “Vidas Trans – Arte e Colonização”, a formação acontecerá nos dias 29 e 30, das 19h às 21h, de forma virtual, e contará com duas aulas:
“Consequências da colonização para vidas trans e travestis no Brasil”, com Dáry Bezerra e mediação de Labelle Rainbow, e “Travestilidades e o Direito à Memória”, com Sol Alves e mediação de Stefany Mendes.As aulas que compõem o Ciclo trarão reflexões importantes, instigando a pensar sobre a interseção entre arte, as consequências da colonização e o contexto de marginalização ainda presentes na vida de pessoas trans e travestis na contemporaneidade.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Bece.A programação completa está disponível no site da Biblioteca Pública Estadual do Ceará: bece.cultura.ce.gov.br
Serviço
Bece: Programação Cultural de Janeiro diversos dias e horários
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil)