A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a suspensão temporária dos voos da companhia aérea Voepass a partir desta terça-feira, dia 11. A medida permanecerá em vigor até que a empresa comprove “capacidade de garantir o nível de segurança” exigido pelos regulamentos.
Desde o acidente em Vinhedo (SP) no ano passado, que resultou na morte de 62 pessoas, a Anac intensificou a fiscalização sobre a companhia. De acordo com a agência, a Voepass não conseguiu solucionar irregularidades identificadas, além de reincidir em problemas que haviam sido considerados resolvidos. A empresa também não atendeu exigências como a redução da malha aérea e o aumento do tempo de manutenção das aeronaves.
Atualmente, a Voepass opera com seis aeronaves em 18 localidades, sendo 16 rotas comerciais e duas de fretamento. Com a suspensão, 34 voos foram cancelados nesta terça-feira, afetando 1.908 passageiros.
“A Anac determinou a suspensão das operações da empresa até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes”, informou a agência em nota. A suspensão é cautelar e só será revogada após a empresa comprovar a correção das falhas apontadas.
A Voepass, formada pelas companhias Passaredo Transportes Aéreos e Map Linhas Aéreas, declarou que sua frota está em conformidade com os padrões de segurança e que já iniciou medidas para demonstrar sua capacidade de atender às exigências da Anac.
A Anac orienta os passageiros afetados a buscar a companhia ou a agência de viagens responsável para solicitar reembolso ou realocação em outros voos. Desde o acidente de 2023, a agência vem monitorando a Voepass e, em auditorias recentes, constatou “a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa”, além do descumprimento de exigências previamente estabelecidas.
A suspensão reflete uma “quebra de confiança” nos processos internos da companhia, que, segundo a Anac, perdeu a capacidade de identificar e corrigir riscos em suas operações. A Voepass afirma estar comprometida em resolver as pendências para retomar os voos o mais rápido possível.