Veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) têm 31 trabalhos em todas as categorias profissionais da 17ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação. O quantitativo representa 12,5% dos classificados nas categorias do certame, de um total de 253 trabalhos. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (13/11) pela Agência da Boa Notícia, que organiza a premiação.
A Alece TV tem 13 trabalhos (nas categorias Telejornalismo e Produtor de Conteúdo Online); seguida pelo Portal do Servidor, com sete (nas categorias Produtor de Conteúdo Online e Comunicação Interna); Alece FM, também com sete (todos na categoria Radiojornalismo); e pela Revista Plenário, que tem quatro trabalhos (categorias Fotojornalismo, Jornalismo Impresso/Jornalismo Digital e Comunicação Interna).
De acordo com a Agência da Boa Notícia, o volume de inscrições, distribuídas em nove categorias entre profissionais e estudantes, é um novo recorde do prêmio, que evidencia a cultura de paz, enaltecendo produções de comunicação sobre temas que promovam o desenvolvimento humano e a transformação social. Também exalta os direitos das pessoas e a prática da cidadania.
As categorias profissionais contempladas são Jornalismo Impresso/Jornalismo Digital; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo e Comunicação Interna, e para os estudantes, são Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para estudantes de Jornalismo; trabalho de mídia impressa e trabalho de mídia eletrônica para estudantes de Jornalismo e Publicidade. Já a categoria de Produtor de Conteúdo Online premia trabalhos de abrangência nacional.
A Agência da Boa Notícia reafirma a proposta de estimular o fortalecimento da Cultura de Paz por meio da comunicação, possibilitando que mensagens positivas, empáticas e edificantes possam alcançar o maior número de pessoas possível, por meio de múltiplos formatos e linguagens. As regras vêm se aperfeiçoando com o tempo, acompanhando as transformações das novas tecnologias e as novas mídias.
SOBRE OS TRABALHOS CONCORRENTES
As inscrições foram feitas no período em 1° de outubro a 1° de novembro de 2024, com trabalhos publicados, exibidos ou apresentados entre 31 de outubro de 2023 a 31 de outubro de 2024. Os TCCs recepcionados foram produzidos e defendidos nos semestres de 2023.2 e 2024.1. Os trabalhos têm a seguinte distribuição: 67 de Jornalismo Impresso/ Jornalismo Digital; 28 de Telejornalismo; 15 de Radiojornalismo; 25 de Fotojornalismo; 57 de Produtor de Conteúdo Online; um de estudante Mídia Impressa; 40 de Estudante Mídia Eletrônica; sete de estudante TCC e 13 de Comunicação Interna. Os números divulgados resultam de uma análise de avaliação se os trabalhos estão de acordo com o edital de inscrição. Em 2023, foram 210 inscritos.
A realização representa, ainda, uma oportunidade de reconhecer e valorizar o papel essencial que as diferentes mídias e profissionais de comunicação desempenham na construção de uma sociedade mais pacífica, justa e solidária, além de contribuir para a conscientização dos futuros profissionais.
A jornalista Angela Marinho, coordenadora do Prêmio Gandhi de Comunicação destaca que “o novo recorde de inscritos é uma reafirmação da importância do prêmio para jornalistas e estudantes, como da reputação conquistada em todos esses anos de resistência e dedicação”.
SAIBA MAIS
Os vencedores serão anunciados no dia 11 de dezembro, no auditório do Centro Universitário Estácio do Ceará, a partir das 19 horas, em cerimônia especial para premiação dos profissionais e estudantes que mais se destacaram por seus trabalhos e contribuição à Cultura de Paz.
A premiação pecuniária soma R$ 30 mil. Cada categoria terá resultado classificatório dos três primeiros lugares, mas apenas a equipe ou profissional vencedor(a) receberá o valor em dinheiro e o troféu que representa Mahatma Gandhi, inspirador do prêmio.