Com o objetivo de promover o aproveitamento de resíduos e diminuir impactos ambientais, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), realizou, na última sexta-feira, dia 20, a distribuição de coletores de resíduos orgânicos no refeitório e nas três copas do anexo II (Edifício José Euclides Ferreira Gomes) da Alece. A iniciativa amplia a ação de coleta iniciada no primeiro semestre.
Segundo o engenheiro ambiental João Pedro Freire, coordenador da Sala de Gestão de Resíduos Sólidos, esse trabalho começou no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) da Alece, em abril. “A partir do material recolhido, por volta de oitocentos quilos de resíduos orgânicos, já produzimos cem quilos de composto orgânico. Isso mostra que o processo de compostagem está funcionando e tendo bons resultados”, detalha.
Também são realizadas ações de conscientização com os responsáveis pela limpeza das copas e com os usuários desses espaços para que todos façam o descarte correto. A coleta é feita diariamente, e os resíduos são encaminhados para o pátio de compostagem, onde é produzido o composto orgânico.
“Assim, a gente está mitigando essas emissões e também dando destino adequado para esse tipo de resíduo que não deve ser descartado no aterro sanitário. Se esses resíduos fossem encaminhados para o aterro sanitário, para serem enterrados, eles ficariam em situação de ausência de oxigênio, provocando a liberação do gás metano, que é 28 vezes mais prejudicial para o efeito estufa do que o gás carbônico”, explica o coordenador da Sala de Gestão de Resíduos Sólidos.
Os coletores seletivos estão sendo colocados na copa e nos três refeitórios do prédio – Foto: Divulgação
O engenheiro ambiental frisa ainda que o composto orgânico está sendo usado para adubação dos jardins da Assembleia Legislativa. Também é feita uma distribuição com os servidores que quiserem pegar uma quantidade do adubo produzido. Os interessados podem procurar a sala de gestão de resíduos sólidos para serem beneficiados. Mais informações pelo telefone 3277-2821.
SOBRE A CÉLULA DE SUSTENTABILIDADE E GESTÃO AMBIENTAL DA ALECE
A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental tem o objetivo de tornar a administração pública mais sustentável, por meio da conscientização de uma cultura antidesperdício e da utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos. Desse modo, tem como responsabilidade pôr em execução modelos de gestão organizacional e de processos estruturados na promoção da sustentabilidade, facilitando um equilíbrio entre as esferas ambiental, econômica e social, no âmbito do Poder Legislativo.
A célula possui uma sala denominada de Sala de Gestão de Resíduos Sólidos, onde é feita a coleta, triagem e destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados na Alece. Entre suas atribuições está o acompanhamento do controle da gestão hídrica, da gestão energética, dos gastos com combustível dos seus automóveis, bem como a geração de resíduos de seus setores.