O deputado Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), anunciou a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, uma medida voltada para fortalecer o debate sobre questões femininas no legislativo cearense. A criação da comissão, que também contemplará a agilidade na tramitação de proposições sobre a temática, foi discutida em parceria com a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, e com as deputadas da Casa.
Em entrevista ao programa Conexão Alece, nesta segunda-feira, dia 17, Aldigueri destacou a importância da criação dessa comissão permanente, que terá como objetivo dar maior celeridade aos projetos de lei e indicações relacionados aos direitos das mulheres. “Já temos um órgão muito atuante, que é a Procuradoria Especial da Mulher, com atendimento expandido em quase todos os municípios do Ceará. Agora, estamos trabalhando para instalar uma comissão temática permanente, além de criar uma força-tarefa para acelerar a tramitação desses projetos, com a intenção de aprová-los todos no mês de março”, afirmou o presidente da Alece.
Eleito presidente da Assembleia Legislativa em dezembro do ano passado, Aldigueri ressaltou suas metas para os próximos anos, enfatizando a importância de unir os deputados, de diferentes matrizes partidárias, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. “Somos 46 deputados, cada um representando a população, colocando seu tijolinho na construção de um Estado melhor”, disse.
JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE
Além da criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Aldigueri também falou sobre outros temas que serão prioritários em 2025. Entre eles, destacam-se as ações voltadas para a juventude cearense, políticas de meio ambiente e a aproximação da Assembleia com a população.
Em relação à juventude, o presidente da Alece mencionou o programa Ceará de Valores, que ainda está em desenvolvimento e será implantado na Casa por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O programa visa a capacitação dos jovens, com foco especial em tecnologia. “A ideia é envolver a juventude na reflexão sobre seus direitos e deveres, preparando-os para o futuro. Temos exemplos inspiradores no nosso Estado, como artistas, esportistas, empresários, jornalistas e ambientalistas, que fortalecem o Ceará”, afirmou Aldigueri.
O parlamentar também abordou a necessidade de políticas públicas voltadas para a segurança, educação, e geração de empregos. Ele destacou projetos na área de segurança, como a ampliação da Polícia Militar e ações de inteligência, e ressaltou o investimento na educação com a construção de 130 novas escolas de tempo integral. “Precisamos afastar a juventude do crime, proporcionando educação e oportunidades”, afirmou.
POLÍTICA AMBIENTAL E MUNICIPALISTA
Aldigueri também enfatizou a importância da participação popular nas decisões políticas e destacou seu compromisso com a política ambiental. “Fui do Ibama e da Semace, participei da criação de parques ecológicos como o de Jericoacoara, e estou muito preocupado com os desastres climáticos. Precisamos agir com urgência”, disse.
Por fim, o presidente da Alece reforçou o seu compromisso com a transparência e o aperfeiçoamento da Casa do Povo. “Vamos melhorar o que está dando certo e corrigir o que não está. O mais importante é aproximar cada vez mais a população, para que ela veja o que é feito aqui”, concluiu.