O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo, dia 11, que irá representar o Brasil na missa inaugural do pontificado do papa Leão XIV, marcada para o dia 18 deste mês, em Roma. A decisão foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva realizada em Moscou, onde cumpre agenda oficial antes de seguir viagem para a China.
“O presidente Lula ainda não falou comigo, mas eu vi na imprensa que ele vai pedir que eu represente o governo e o povo brasileiro na posse do nosso pontífice, Leão XIV. Será uma honra. O Brasil é o maior país católico do mundo”, disse Alckmin durante visita à 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), em São Paulo.
Alckmin, que é católico praticante, destacou a origem do novo papa, nascido nos Estados Unidos e com longa atuação pastoral no Peru. Ele também comentou sobre a continuidade das ações do papa Francisco e a importância simbólica do nome escolhido pelo novo pontífice, em referência ao papa Leão XIII.