Na quarta-feira, dia 13, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou as inscrições para um concurso que oferece 70 vagas para o cargo de especialista em Regulação de Aviação Civil, além da formação de cadastro reserva. Os selecionados serão remunerados com um salário de R$ 16.413,35 e terão lotação a critério da Administração, podendo ser no Distrito Federal ou em São Paulo.
Os interessados devem realizar a inscrição por meio do site da banca organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), até o dia 4 de janeiro de 2024. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira composta por provas objetiva e discursiva (com uma situação-problema sobre gerenciamento de segurança operacional – safety) agendadas para o dia 3 de março de 2024, além da avaliação de títulos.
A segunda e última fase consistirá na participação em um curso de formação com até 160 horas de duração, envolvendo aulas online e presenciais em Brasília (DF), programado para agosto de 2024. Destaca-se que este é o primeiro concurso público da ANAC em oito anos, sendo que o último ocorreu em 2015, preenchendo 150 vagas. Atualmente, a Agência conta com 1.187 servidores concursados.
Quanto às atribuições do especialista na Anac, cabe a esse servidor realizar atividades relacionadas à regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil brasileira. Isso inclui a elaboração de normas e estudos, a certificação de empresas, oficinas, escolas e profissionais da aviação civil, bem como a fiscalização das operações de aeronaves, empresas aéreas, aeroportos e profissionais do setor, com ênfase na segurança, qualidade do transporte aéreo e estímulo à concorrência no mercado.