A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Programa Professores sem Fronteiras, levou um grupo de 25 educadores de escolas municipais para a República da Irlanda. Mais um país do continente europeu recebe professores da Rede Municipal de Ensino para intercâmbio pedagógico internacional. A experiência no sistema educacional irlandês dos docentes selecionados via edita dura 15 dias.
As despesas referentes às passagens, hospedagens, alimentação e inscrições são financiadas pela Prefeitura de Fortaleza, conforme previsto em leis e decretos municipais. O programa prevê um intercâmbio entre redes de ensino que têm correlação com o currículo da Educação de Fortaleza, nas diversas modalidades: Educação Infantil, Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A formação será composta por momentos de ateliês presenciais ministrados por professor, com tradução de intérprete para o português brasileiro. Além disso, a programação inclui momentos de estágio de imersão em instituições de ensino na Irlanda e tempo para explorar a cultura local.
Experiências
Sete componentes compõem a formação, incluindo carga horária acadêmica e imersão no sistema educacional irlandês: conhecer o sistema educativo; abordagens pedagógicas eficazes baseadas em pesquisa; garantindo o bem-estar emocional e mental dos alunos nas escolas; criando um ambiente de aprendizagem positivo nas escolas; desenvolvendo um ambiente escolar inclusivo; estudos de currículo e tecnologia na educação.
Com sete anos de trajetória na Rede Municipal de Ensino, Gabriel Rocha, professor de Educação Física do CEI Rocha Lima, no São Gerardo, é um dos educadores selecionados para intercâmbio na Irlanda. Ele acredita que essa oportunidade enriquecerá as intervenções pedagógicas na unidade e abrirá caminhos para novas experiências na educação de Fortaleza.
“O programa contribui para a qualidade da educação. Certamente, vamos conseguir refletir sobre novos projetos e novas formas de resolução dos problemas educacionais que enfrentamos. Ganham os professores, ganha a gestão escolar e ganha, acima de tudo, o nosso aluno, o maior interessado e beneficiado por esse movimento de valorização da escola pública”, afirma Gabriel.
Também educadora da Rede Municipal, Maria Fabiana Machado de Oliveira leciona no 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Bergson Gurjão Farias, no bairro Dom Lustosa. Ela avalia a experiência de intercâmbio para Irlanda como um momento de aprendizagem cultural, científica e de trocas de vivências em países diferentes. “Estamos tendo essa oportunidade de aprender, de compartilhar nossos conhecimentos, nossas vivências e levar esse aprendizado para contribuir ainda mais para educação do nosso município”, observa.
O programa
Este é o terceiro grupo que embarca em intercâmbios docentes em 2023, por meio do Programa Professores sem Fronteiras. Os primeiros 25 professores realizaram intercâmbio para Grenoble, na França, no mês de setembro. Já o segundo grupo, também com 25 docentes, embarcou para a Espanha na segunda quinzena de outubro.
Até 2024, o programa irá promover intercâmbios para 200 professores efetivos da Rede Municipal de Ensino.
O programa foi concebido ainda no Plano de Governo, explica a secretária da Educação, Dalila Saldanha. “Estamos vivendo um momento único e muito rico para cada professor, mas também para a Prefeitura de Fortaleza. O programa vem fortalecer, ainda mais, a política de valorização profissional, oportunizando o conhecimento e a vivência de experiências educacionais de destaque internacional em países de referência no cenário mundial”, comenta a gestora municipal.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza.