A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, tem feito história no Brasil ao se tornar a primeira vice-governadora gestante a assumir o comando de um Estado. Esse marco foi conquistado desde o último sábado, dia 4, e tem gerado admiração em todo o país.
“Desde o último sábado, assumimos a responsabilidade de governar o Ceará durante a agenda de trabalho do governador Elmano de Freitas no exterior. Pela primeira vez na história do país, uma vice-governadora gestante fica à frente de um Estado, como governadora em exercício. O ato, para além da simbologia, reforça a máxima de que nós podemos exercer nossas funções, independente do momento que estejamos vivendo, se assim desejarmos. Não existe limite que uma mulher não consiga ultrapassar!”, escreveu a vice-governadora em suas redes sociais.
Esta é a segunda vez que Jade Romero assume como chefe do Executivo Cearense. A solenidade simbólica de transmissão do cargo foi realizada no Palácio da Abolição. A primeira vez foi quando o governador Elmano de Freitas (PT) integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, no mês de abril. No período, ela também assumiu como governadora em exercício.
Os compromissos da governadora em exercício não diminuíram devido a gestação. Jade Romero tem participado de eventos, tanto em Fortaleza, quanto no interior do Estado. Nesta terça-feira, dia 7, a governadora em exercício visitou uma Cozinha do Ceará sem Fome, em Fortaleza, e também participará da inauguração de dois Centros de Educação Infantil no município de Ipueiras.
A agenda da semana também inclui entregas de Brinquedopraça e Areninha, em Pedra Branca; Praça Mais Infância em Quixeramobim, além de reunião com cônsul da Alemanha e diplomatas da União Europeia.