O Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, está em obras. A segunda fase das obras de requalificação deve ser finalizada em fevereiro de 2024.
Essa fase engloba intervenções urbanas nos trechos 3 e 4 do projeto, localizados nas proximidades da Lagoa do São Gerardo, da Praça da Mãe Rainha e do Polo de Lazer da Sargento Hermínio. Cerca de 60% dos trabalhos já foram concluídos, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), responsável pelo empreendimento,
Na Lagoa do São Gerardo, está em andamento a construção de calçadas com nova pavimentação e instalação de mobiliários, incluindo ciclovias. No Polo de Lazer da avenida Sargento Hermínio, localizado no bairro Monte Castelo, também estão ocorrendo intervenções, com a instalação de novas calçadas e pisos, até o momento.
O órgão assegura que haverá ainda a construção de vias internas e a reforma dos equipamentos do local, como o anfiteatro, quadras esportivas e a Areninha. Em entrevista ao jornal O POVO, o titular da pasta, Samuel Dias, detalhou as ações e destacou a construção de uma Escola Areninha no Polo. O projeto visa beneficiar 320 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, oferecendo reforço escolar e atividades no contraturno.
Samuel mencionou: “A área terá praças, áreas de lazer com parque infantil, ciclovias, uma via que interliga os dois lados da lagoa, que antes não existia, e que conecta o Polo da Sargento Hermínio com a região circundante à lagoa. Além disso, estamos implantando vias de acesso local e fazendo o plantio de árvores. Uma novidade é a Escola Areninha, que dará mais vida à região do Polo de Lazer”.
Ele enfatizou que as ações de requalificação melhoram a qualidade de vida das pessoas da região, garantindo um uso seguro dos espaços e protegendo os recursos hídricos locais, que costumavam ser usados como depósitos de entulho e locais de descarte irregular de lixo.
As obras da segunda etapa do Parque contam com um investimento de R$ 11 milhões e recebem apoio financeiro do Banco Mundial (Bird). A requalificação do projeto Parque Rachel de Queiroz teve início em 2020, e a primeira fase das intervenções foi concluída em fevereiro do ano passado, com um financiamento de R$ 20 milhões.
De início, os serviços foram realizados nos trechos 1, 2, 5 e 6 do projeto. Segundo Juliana Brauner, secretária executiva da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), o projeto abrange 19 trechos no total, e até o momento, a conclusão abrange os primeiros seis trechos. Conforme as etapas forem sendo finalizadas e entregues, os demais trechos serão incorporados nas próximas fases do projeto. A expectativa é que a população possa desfrutar dos locais, da mesma forma como ocorreu nos trechos iniciais que receberam as melhorias no Parque Rachel de Queiroz.