Alece aprova abertura de crédito para 19 projetos

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Alece aprova abertura de crédito para 19 projetos

Nesta quarta-feira, dia 25, o Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou um conjunto de 17 matérias, abrangendo projetos de lei complementar, projetos de lei e indicações. Dentre essas matérias, oito foram propostas pelo Governo do Estado, enquanto nove foram apresentadas por parlamentares.

Do ponto de vista do Poder Executivo, dois projetos de lei destacaram-se ao abordar a abertura de crédito. O primeiro, de número 100/23, viabiliza um crédito especial de R$ 900 mil no orçamento estadual para apoiar o funcionamento da recém-criada Secretaria da Proteção Animal (Sepa). Esses recursos serão direcionados para aquisição de materiais permanentes, manutenção de serviços administrativos, tecnologia da informação, folha de pagamento e iniciativas que promovam o bem-estar de animais domésticos, incluindo parcerias com entidades dedicadas ao atendimento de cães e gatos.

O segundo projeto, de número 101/23, autoriza a abertura de um crédito especial no valor de R$ 3,3 milhões no orçamento de 2023, com o objetivo de impulsionar ações nas secretarias da Pesca e Aquicultura (SPA) e do Desenvolvimento Econômico (SDE). A SPA se beneficiará de estudos e diagnósticos para apoiar o setor pesqueiro, enquanto a SDE receberá apoio visando aumentar a produtividade e competitividade do agronegócio por meio de consultoria e capacitação.

Outro projeto do Governo do Estado, o projeto de lei 97/23, modifica a Lei Estadual nº 18.481/2023, que havia autorizado a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) a desempenhar funções na área de aquicultura e pesca. A alteração visa incluir a atividade de controle e fiscalização da produção, captura, industrialização, comercialização, armazenagem e transporte de recursos pesqueiros e aquícolas na lista de atribuições da Adagri.

Além disso, o projeto de lei 102/23, também de origem executiva, aborda diretrizes gerais e modifica o objeto social da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) para adequá-la às normas estabelecidas pela Lei das Estatais (Lei Federal nº 13.303/2016), com o intuito de melhorar a governança e gestão da Etice.

No âmbito das iniciativas parlamentares, foram aprovados sete projetos de lei e dois de indicação. Estes projetos incluem denominações para locais, como uma areninha em Barbalha e um centro de educação infantil, no distrito de Jaibaras, em Sobral. em Sobral. Além disso, há propostas para criar o Dia das Práticas Sistêmicas, proibir coleiras antilatido que causem choques elétricos em animais, e estabelecer a campanha Junho Branco, dedicada à conscientização, prevenção e combate ao uso de drogas no Ceará. Também foram aprovados projetos de indicação que merecem destaque.

No geral, essas medidas representam uma série de mudanças e iniciativas importantes para o estado do Ceará, abrangendo áreas que vão desde o bem-estar animal até a modernização da governança de tecnologia da informação.

Com informações da Alece.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.