Não faz muito tempo que a Caoa Chery reduziu o preço do iCar em R$ 20 mil. Agora o subcompacto é vendido por R$ 119.990, portanto, é o carro elétrico mais barato do Brasil. Autoesporte vai mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse modelo.
Por que o preço baixou tanto?
Há dois meses o iCar era vendido por R$ 149.990, ou seja, R$ 30 mil mais caro. A Caoa explica que a redução acontece por causa da “constante melhora da economia brasileira”. O real oscilou bastante e ficou abaixo de R$ 5,00 por algum tempo, porém, há uma outra razão, essa com nome e sobrenome: BYD Dolphin.
No fim de julho a chinesa BYD começou a vender o hatch compacto Dolphin por R$ 149.800, praticamente o mesmo preço do trio iCar, Jac E-JS1 e Renault Kwid E-Tech. Porém, o estreante é maior, tem mais potência, autonomia e equipamentos. Por isso, logo a Caoa Chery e Jac reduziram os preços.
O carro elétrico mais barato do Brasil, que comporta somente quatro pessoas, também é o menor veículo à venda no país atualmente. São apenas 3,20 metros de comprimento, 1,67 m de largura, 1,59 m de altura e 2,15 m de distância entre-eixos. O porta-malas é de100 litros de capacidade com o banco traseiro na posição padrão, mas chega a 380 litros com o encosto rebatido.
O iCar tem um pequeno motor elétrico que desenvolve 61 cv e 15,3 kgfm, força suficiente para fazer o compacto atingir 100 km/h em 12,3 segundos. Para reduzir o peso e ficar abaixo de uma tonelada (pesa exatamente 995 kg), utiliza peças de plástico. Sua estrutura é quase toda feita de alumínio, mas as portas, a tampa do porta-malas e até o capô são de plástico polímero.