Search
Close this search box.

Fortaleza terá Planta de Dessalinização para atender 720 mil pessoas

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Fortaleza terá Planta de Dessalinização para atender 720 mil pessoas

A capital cearense, Fortaleza, está dando um grande passo rumo à garantia de água potável para sua população ao construir a maior Planta de Dessalinização de Água do Mar do Brasil. Com uma impressionante capacidade de produção de 1 metro cúbico por segundo (m³/s), esse empreendimento revolucionário está prestes a aumentar a oferta de água para consumo humano na região metropolitana em 12%.

Para efeito de comparação, a capacidade de produção da Planta de Dessalinização de Fernando de Noronha é de 15 m³ por hora (m³/h), enquanto a de Fortaleza produzirá incríveis 3600 m³/h. Esse projeto ambicioso é coordenado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e representa uma resposta inteligente aos desafios de escassez hídrica enfrentados pela região.

Silvano Porto, coordenador do projeto pela Cagece, explicou: “A planta de dessalinização de água marinha terá capacidade para atender cerca de 720 mil pessoas em Fortaleza e nos municípios vizinhos que são abastecidos pelo sistema integrado de abastecimento de água.” Isso representa um salto significativo na segurança hídrica da região.

A localização escolhida para a planta é a Praia do Futuro, em Fortaleza, e as linhas adutoras de água tratada entregarão os volumes produzidos nos reservatórios do Morro Santa Terezinha e da Aldeota. As obras, que abrangerão uma área de 2,4 hectares, serão realizadas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio SPE Águas de Fortaleza, formado pelas empresas Marquise, PB Construções e Abegoa Água.

O investimento total é estimado em cerca de R$ 650 milhões e será financiado pela concessionária Águas de Fortaleza, além de contar com apoio de bancos brasileiros de fomento. O governo estadual comprometeu-se a pagar aproximadamente R$ 3 bilhões em contraprestações, uma vez que a planta entre em operação.

A expectativa é que a Planta de Dessalinização comece a produzir água dessalinizada em três anos. O projeto inclui obras tanto no mar, como captação e emissário submarino, quanto em terra, como adutoras de água bruta, a planta de dessalinização em si, adutoras de água tratada e de descarte de salmoura. Além disso, envolve a montagem de equipamentos de alta tecnologia para processos de pré-tratamento, osmose, dessalinização e fluoração.

Renan Carvalho, presidente da Águas de Fortaleza, afirmou: “O fornecimento e supervisão da montagem da planta será feito pela empresa israelense IDE Technologies, que possui um amplo portfólio em projetos dessa envergadura em vários países.” Israel é líder mundial em tecnologia de dessalinização, onde cerca de 80% da água potável consumida é proveniente do mar.

Com os estudos preliminares e o impacto ambiental já concluídos, a previsão é que a planta esteja operacional no primeiro semestre de 2026. Este projeto estratégico faz parte dos esforços para diversificar a matriz hídrica do Ceará e garantir o abastecimento de água de qualidade em face dos desafios das mudanças climáticas e da crescente demanda.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.