Ministro da Educação assina Pacto Nacional em Defesa da Democracia.

O pacto visa reunir esforços para realizar, compartilhar e sincronizar ações voltadas para a defesa dos pilares democráticos.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Ministro da Educação assina Pacto Nacional em Defesa da Democracia.

O pacto visa reunir esforços para realizar, compartilhar e sincronizar ações voltadas para a defesa dos pilares democráticos.
Foto: reprodução.

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, assinou, nesta quarta-feira, dia 29, o Pacto Nacional em Defesa da Democracia – iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O objetivo do pacto é reunir esforços para realizar, compartilhar e sincronizar ações voltadas para a defesa dos pilares democráticos, de forma coordenada e integrada, entre as instituições dos Três Poderes e do Ministério Público. 

 Além do Ministério da Educação (MEC), o ato reuniu autoridades como: a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia; o procurador-geral da república e presidente do CNMP, Augusto Aras; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o conselheiro Nacional do Ministério Público e presidente da Comissão Temporária de Defesa da Democracia (CTDD), Antônio Edílio; ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ); procuradores do Ministério Público e representantes da sociedade civil. 

 Durante a solenidade, na sede do CNMP, o MEC também foi representado pelas secretárias de Educação Básica e de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Kátia Schweickardt e Zara Figueiredo, respectivamente. 

 “A escola não é só um ambiente de aprendizado; de construção da cidadania, de crítica, de liberdade. É um ambiente em que podemos formar cidadãos para respeitar a nossa democracia, o nosso país e, acima de tudo, as instituições brasileiras. Portanto, quero aqui parabenizar o CNMP pela iniciativa e colocar o Ministério da Educação à disposição para o debate”, complementou Camilo. 

A ministra do STF, Carmen Lúcia, considerou o Pacto de inegável importância para a sociedade, para que se fale, reflita e proponha projetos e ações para o Estado Democrático de Direito. “A democracia é um direito fundamental constitucional. E sua essência é conviver em espaços de liberdade para que cada um cumpra, com as suas potencialidades, a sua vocação e, para se dar a oportunidade de ser feliz”, destacou.   

 Programação – além da solenidade de assinatura do Pacto Nacional em Defesa da Democracia, a programação do dia inclui palestras com integrantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Poder Executivo, demais instituições públicas e privadas, acadêmicos, estudantes e a sociedade em geral. 

Com informações do MEC.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.