Search
Close this search box.

Agropecuária garante melhor resultado do PIB cearense em 2022.

A estimativa do PIB estadual para este ano é de 1,33%.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Agropecuária garante melhor resultado do PIB cearense em 2022.

A estimativa do PIB estadual para este ano é de 1,33%.
Foto: reprodução.

Nesta segunda-feira, dia 20, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), divulgou os números atualizados da economia do Ceará.

Segundo o comunicado do Ipece, “dentre os três setores que compõem o PIB (Indústria, Serviços e Agropecuária), o melhor resultado no Ceará ficou com a Agropecuária, com crescimento de 7,70% em 2022.”

A estimativa do PIB estadual para este ano é de 1,33%. Caso seja concretizada, será maior que a projeção do índice nacional, de 0,85%, previsto pelo relatório Focus do Banco Central. Em dezembro, a expectativa para 2023 era de uma taxa de 2,19% para o PIB do Ceará, enquanto a nacional estimada chegava a 0,75%.

Já em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou o ano com crescimento de 0,96% em relação a 2021. O desempenho da economia cearense no quarto trimestre do ano passado foi de -0,70% na comparação com igual período do ano anterior, e de -1,68% em relação ao terceiro trimestre de 2022.

Dentre os três setores que compõem o PIB (Indústria, Serviços e Agropecuária), o melhor resultado no Ceará ficou com Agropecuária, com crescimento de 7,70% em 2022, enquanto que o índice brasileiro foi de -1,7%. Serviços apresentou resultado positivo de 1,92%, contra 4,2% no nacional. A Indústria cearense caiu 6,28% no ano passado, contra 1,6% de elevação do índice nacional no mesmo ano.

O anúncio, transmitido ao vivo pelo Youtube, contou com a participação do novo diretor-geral do Ipece, Alfredo Pessoa; do titular da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro; e da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Castro Pereira; do professor convidado José Meneleu Neto e de analistas Políticas Públicas de Instituto.

O desempenho cearense nos três setores do PIB no quarto trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, ficou em 9,51% para a Agropecuária; -7,48% para a Indústria e 0,08% para Serviços, contra, respectivamente, -2,9%, 2,6% e 3,3% no Brasil na mesma comparação.

De acordo com o analista de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe que elaborou o PIB, formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, a Agropecuária cearense encerrou o ano de 2022 com forte crescimento em seu Valor Adicionado Bruto (VAB). Na comparação com 2021, a alta foi de 7,70% em termos reais. Ao longo do ano de 2022, o setor registrou desempenho positivo em todos os trimestres quando comparados a iguais períodos do ano anterior.

Alexsandre Lira explica que o desempenho do setor é decorrente do bom desempenho na agricultura, especialmente pelo crescimento na lavoura temporária, puxado principalmente pelo crescimento na produção de mandioca e milho e também na produção de abacaxi.

Na lavoura permanente, o destaque ficou por conta da produção de banana e castanha de caju e também na produção de coco-da-baía. No grupo das frutas, destacam-se o crescimento de manga, goiaba, abacate, limão, tangerina e uva. Na pecuária, houve bom desempenho na produção de galináceos, recuperação da produção de bovinos e também crescimento na produção de leite e ovos.

O analista de Políticas Públicas Witalo Paiva, ao comentar o resultado da Indústria em 2022 (-6,28%), frisou que o desempenho do setor é explicado principalmente pela atividade de Eletricidade, Gás e Água e pela Indústria da Transformação. Tais segmentos apresentaram resultados negativos ao longo de todos os trimestres. Na direção oposta, a atividade da Construção registrou resultado positivo em 2022. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 5,11%. Com o resultado, a atividade chega ao segundo ano seguido de crescimento.

Ao longo do ano de 2022, o setor de Serviços registrou desempenho positivo em todos os trimestres quando comparados a igual período do ano anterior. No quarto período, a alta foi de 0,08%. O desempenho anual do setor é explicado principalmente pelo crescimento da atividade da administração pública, que apresentou alta de 1,35% na comparação com igual período de 2021. A atividade de comércio deu uma contribuição positiva, tendo registrado alta de 0,12% na mesma comparação.

A atividade de Transporte, Armazenagem e Correios registrou alta pelo segundo ano consecutivo, finalizando 2022 com crescimento de 6,12%. Já os Serviços Prestados às Famílias também apresentaram crescimento expressivo de 8,21%, revelando uma aceleração em relação à alta observada no ano passado. Por fim, os Serviços de Alojamento e Alimentação apresentaram um crescimento bem expressivo de 16,81%, após dois anos de queda, revelando nítida tendência de recuperação pós-crise.

Além do Ceará, mais dez estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados de três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas.

Como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, as informações e os resultados são preliminares e sujeitos a retificações quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Com informações do Governo do Estado de Ceará.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.