A Av. Beira-Mar, dona de uma das orlas mais famosas e bonitas da nossa Capital, tem chamado atenção não só pela sua beleza natural, como também pelos grandes projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Fortaleza. Dentre os diversos equipamentos projetados para o espaço, a Feirinha de Artesanato ganhou destaque, não só pela beleza, como pelo poder de transformação na vida dos comerciantes locais e fomento ao turismo.
Por isso o projeto, desenvolvido pela arquiteta Marina Nottingham, está concorrendo ao Prêmio de Obra do Ano 2023, pelo site ArchDaily, na categoria urbanismo. O site é referência mundial de arquitetura com cobertura de notícias, produtos, projetos, entrevistas, artigos de opinião, dentre outros assuntos ligados à arquitetura e design. Além da cidade de Fortaleza, concorrem também na mesma categoria, projetos de Recife, São Paulo e Portugal.
De acordo com Marina, arquiteta da Secretaria Municipal da Infraestreutura (Seinf), a concepção do projeto remete à tradição dos pescadores, tão presente nas paisagens cearenses e na praia do Mucuripe. “O uso da estrutura tensionada (coberta) faz alusão às velas dos jangadeiros e permite o movimento dos nossos fortes ventos, além de ter a função de sombrear os corredores entre os quiosques, melhorando o clima local e permitindo o funcionamento do espaço também no período da tarde”, comenta Marina.
Com o projeto do redesenho do calçadão, a nova Feirinha de Artesanato ganhou novo layout e se consolidou como a maior feira do tipo ao ar livre da Capital. O espaço, que há 30 anos funcionava com barracões improvisados, deu espaço a 707 boxes comerciais, com design moderno e funcional, trazendo mais conforto para os permissionários e para quem visita a orla. “A qualidade do projeto, a maneira como ele foi apresentado aos permissionários, a forma como foi debatido com os comerciantes, todo o cuidado com o paisagismo no entorno, só demonstra o quanto a Prefeitura de Fortaleza se preocupa em fazer obras que se adequem às necessidades dos beneficiados por ela”, conclui Samuel Dias, secretário da Infraestrutura.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza.