Está sendo realizado, entre os dias 1 e 31 de março, o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.
O consumidor que tiver dívidas em atraso com bancos ou instituições financeiras poderá negociá-las pelos canais internos dos bancos, por meio da plataforma de mediação de conflitos Consumidor.gov.br, criada pela Senacon em conjunto com os Procons. Além disso, os Procons estarão à disposição durante todo o período do Mutirão para dar apoio às pessoas que encontrarem dificuldades para negociar com as instituições financeiras e às que estão superendividadas.
Podem ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis).
Além da negociação de dívidas, o consumidor também terá acesso a conteúdo de orientação financeira, com dicas para gerir o orçamento doméstico, trocar dívidas mais caras por mais baratas e evitar endividamento de risco, bem como cursos da Plataforma de Educação Financeira Meu Bolso em Dia FEBRABAN.