Estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2025 em escolas públicas serão automaticamente pré-inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio de suas redes sociais na noite desta quinta-feira, dia 22.
A nova medida tem como objetivo estimular a participação dos estudantes do 3º ano e tornar o processo de inscrição mais simples. Apesar da pré-inscrição automática, os alunos precisarão acessar a Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para confirmar a inscrição.
Segundo o ministro, também será necessário escolher a língua estrangeira da prova: “Precisa entrar no endereço da página, confirmar sua inscrição e fazer a opção pela prova de línguas que você vai querer fazer: prova de inglês ou a prova de espanhol”, detalhou Camilo.
Além da pré-inscrição, os estudantes da rede pública já contam com a isenção da taxa de inscrição do Enem, benefício mantido para esta edição de 2025.
Outra novidade anunciada pelo ministro foi a retomada do uso do Enem para fins de certificação do ensino médio. Jovens e adultos com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica poderão, novamente, utilizar o desempenho no exame para obter o certificado de conclusão.
Essa possibilidade havia sido encerrada em 2017, quando o Ministério da Educação (MEC) restringiu o uso do Enem apenas como seleção para o ensino superior. Desde então, a certificação vinha sendo feita exclusivamente por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
Todos os detalhes referentes à edição de 2025, incluindo valor da taxa e formas de pagamento, serão divulgados em edital próprio previsto para ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira, dia 23. As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante.