Correios atenderão vítimas de fraudes do INSS presencialmente

Aposentados e pensionistas poderão consultar e registrar reclamações nas agências
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Foto: reprodução

Atendimento presencial nos Correios começa dia 30 para verificar descontos não autorizados no INSS. Serviço é exclusivo nas agências dos Correios, não sendo realizado nas unidades do INSS. Aposentados, pensionistas ou procuradores devem apresentar documento de identificação. Beneficiário recebe protocolo após consulta sobre eventuais descontos indevidos.

A partir do dia 30, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão buscar atendimento nas agências dos Correios para verificar possíveis descontos não autorizados em seus benefícios, realizados por entidades associativas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller.

Segundo Waller, o serviço será exclusivo nas agências dos Correios, sem atendimento nas unidades do INSS. A medida busca alcançar beneficiários que vivem em municípios pequenos e que possuem dificuldade de acesso a serviços digitais ou telefônicos. Atualmente, o INSS possui 1.570 agências, concentradas em cerca de 700 cidades maiores.

Para ser atendido, o aposentado ou pensionista precisa apresentar um documento de identificação. Caso não possa comparecer pessoalmente, é permitido que um representante vá até o local com uma procuração. No entanto, esse representante não poderá realizar alterações cadastrais.

O procedimento realizado nas agências consiste na consulta para verificar se houve desconto, qual associação realizou e se há autorização. Após a análise, um protocolo com número, data e horário será entregue ao beneficiário, registrando oficialmente a manifestação.

O presidente do INSS reforçou que outros canais como o aplicativo Meu INSS, o site e o telefone 135 continuam disponíveis, mas que o atendimento presencial nos Correios amplia o acesso para quem tem dificuldade com meios digitais.

Tags:aposentadosInsspensionistas

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