Complexo do Pecém assinou, nesta terça, dia 20, na cidade de Roterdã, na Holanda, um pré-contrato com a EDF para a implantação de um projeto de produção de hidrogênio verde no Ceará. O acordo foi firmado durante a World Hydrogen 2025, considerada a maior feira de hidrogênio do mundo.
Segundo Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém, “a assinatura desse pré-contrato com a EDF reafirma o posicionamento estratégico do Complexo do Pecém como polo de atração de investimentos sustentáveis e de alta tecnologia”. A comitiva cearense no evento é liderada por Max Quintino e pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho.
André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém, destacou que a parceria reforça o potencial do estado como hub estratégico de hidrogênio verde. “Ele representa um passo importante na consolidação do nosso papel na transição energética global”, afirmou.
O Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Pecém é atualmente o projeto mais avançado do Brasil no setor. Ao todo, já foram firmados sete pré-contratos com empresas como Auren Energia, Casa dos Ventos, Fortescue, FRV, Voltalia, Fuella AS e a própria EDF, somando US$ 24 bilhões em investimentos.
Os pré-contratos garantem a reserva de áreas no Complexo, e as empresas já estão pagando pelo aluguel enquanto desenvolvem os projetos. A expectativa é que as decisões finais de investimento sejam tomadas ainda este ano, com previsão de início da produção a partir de 2030.