Dados divulgados nesta terça, dia 20, pelo Ministério de Portos e Aeroportos mostram que o programa Voa Brasil alcançou a marca de 40 mil reservas de passagens aéreas nos últimos dez meses. A iniciativa é voltada a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que nunca utilizaram transporte aéreo ou que estão há mais de 12 meses sem utilizá-lo.
Segundo o ministério, o programa utiliza assentos ociosos oferecidos pelas companhias aéreas. Desde o lançamento no fim de julho de 2024, o número de reservas seria suficiente para ocupar cerca de 300 aeronaves. O objetivo é promover a inclusão de novos passageiros no transporte aéreo.
As passagens são comercializadas exclusivamente pelo site do programa, sem cobrança de taxas ou exigência de cadastro. Após a escolha da data e do destino, o usuário é redirecionado para o site da companhia aérea responsável pela venda.
Os principais destinos procurados estão nas regiões Sudeste (42,5%) e Nordeste (40%). Entre as cidades mais acessadas estão São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Belo Horizonte e Natal. Ao todo, o programa movimentou aeroportos de 84 cidades.
De acordo com o ministério, o aumento na movimentação de passageiros, especialmente em rotas com ociosidade, pode ter impacto positivo na economia local, gerando demanda por serviços como hotelaria, alimentação e transporte.