A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) informou que o estado continua livre da Influenza Aviária. Para manter essa condição, a agência vem intensificando a vigilância em granjas comerciais e criações de aves de subsistência.
As ações incluem fiscalização das criações e coleta de amostras de sangue, swab de traqueia e cloaca para monitoramento do vírus da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle. Até o momento, foram realizados 22 atendimentos, sendo 13 fundamentados, principalmente em aves silvestres e de fundo de quintal.
Todas as amostras encaminhadas ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apresentaram resultado negativo para ambas as doenças. A Adagri aguarda o resultado de uma coleta realizada em uma criação de fundo de quintal no município de Salitre.
A Agência orienta criadores a adotar medidas rigorosas de biosseguridade, como adquirir aves de locais registrados, evitar compras em feiras livres sem registro, e garantir o transporte com Guia de Trânsito Animal (GTA).
Segundo a Adagri, a Influenza Aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos, e o risco de transmissão para seres humanos é considerado baixo, mesmo para pessoas em contato direto com aves doentes.