No primeiro dia de funcionamento do serviço de devolução de valores pelo aplicativo Meu INSS, 473,9 mil pessoas solicitaram reembolso de cobranças não autorizadas. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foram 8,5 milhões de consultas realizadas ao longo desta quarta, dia 14.
A iniciativa é a primeira etapa do processo de ressarcimento determinado pelo Governo Federal, após apuração de descontos indevidos em contracheques de aposentados e pensionistas. As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal e pela Corregedoria-Geral da União. Além da devolução, o governo bloqueou bens e contas de associações suspeitas de envolvimento nas fraudes.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente do Dataprev, Rodrigo Assumpção, informaram que o serviço seguirá ativo por tempo indeterminado.
“Não há prazo. Não há pressa. Cada um, cada uma, no seu tempo, pode buscar a sua reparação”, declarou Assumpção.Waller avaliou que a diferença entre o número de consultas e os pedidos de reembolso se deve à curiosidade de usuários sem descontos. Ele pediu que apenas pessoas com cobranças não autorizadas acessem o sistema nos próximos dias para evitar sobrecarga.
A Dataprev relatou instabilidade no aplicativo pela manhã devido ao alto volume de acessos — três vezes maior que o normal —, mas o serviço foi normalizado à tarde. A expectativa é que a estabilidade seja mantida com a redução de acessos indevidos