A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza, nesta segunda,. dia 12, das 9h às 15h, no auditório Murilo Aguiar, uma audiência pública para debater a proposta de regulamentação da inteligência artificial (IA), em tramitação no Congresso Nacional.
A audiência é uma iniciativa do deputado estadual De Assis Diniz (PT), em parceria com a Frente Inteligência Artificial com Direitos Sociais, que reúne representantes de sindicatos, universidades públicas, entidades estudantis e movimentos sociais.
De acordo com De Assis, a regulamentação da IA deve considerar os impactos no mundo do trabalho, uma vez que, segundo estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI), entre 40% e 60% das profissões podem ser impactadas ou extintas por novas tecnologias. O parlamentar também defende o fortalecimento de instituições públicas como Serpro, Dataprev e Etice para evitar a concentração de dados por empresas estrangeiras.
O debate busca integrar diferentes setores da sociedade e discutir os efeitos da automação em cadeias produtivas, como a bancária, onde a substituição de mão de obra por sistemas tecnológicos já está em curso.Entre os convidados para a audiência estão a senadora Augusta Brito (PT), o deputado federal José Guimarães (PT), o reitor do IFCE, Wally Menezes, além de representantes da OAB-CE, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, Funcap e Sindicato dos Bancários do Ceará.