Nesta sexta, dia 9, o novo papa Leão XIV celebrou sua primeira missa à frente da Igreja Católica. A cerimônia ocorreu na Capela Sistina, no Vaticano, com a participação dos cardeais que o elegeram. A celebração teve início às 6h (horário de Brasília), 11h no horário local.
Durante a missa, Leão XIV homenageou o apóstolo São Pedro, considerado o primeiro papa, e pediu sua bênção para o início do novo pontificado. A celebração foi conduzida em inglês e italiano, com trechos em latim. Na homilia, o pontífice destacou a união e o evangelho, afirmando esperar “trazer luz às noites escuras deste mundo”.
O papa também comentou a diminuição da fé, mencionando que esta tem sido substituída pelo dinheiro e pelo “poder do prazer”. A fala reforçou o tom espiritual e pastoral que marcou o início do seu pontificado.
Robert Francis Prevost, eleito na quinta, dia 8, é o primeiro papa americano da história. Nascido nos Estados Unidos e naturalizado peruano, tem 69 anos e é membro da ordem dos agostinianos. Atuou por anos no Peru, onde foi nomeado bispo da cidade de Chiclayo em 2015.
Em seu discurso inaugural, Leão XIV falou em espanhol e dirigiu-se à população peruana: “Se me permitem também dizer algumas palavras a todos aqueles a todos, em especial a minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhando sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo.”