Eusébio e Sobral foram reconhecidos entre os municípios mais desenvolvidos do Nordeste no mais recente Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nesta quinta, dia 8. O levantamento, com base em dados de 2023, avaliou 5.550 cidades brasileiras, que representam 99,96% da população nacional.
De acordo com o índice, Eusébio alcançou o primeiro lugar no Nordeste e a 113ª colocação no cenário nacional, com um índice de 0,8298. Já Sobral ficou na terceira posição regional e 255ª nacional, com 0,8001. Ambas as cidades atingiram grau de desenvolvimento considerado alto e integram o grupo das 500 melhores do Brasil.
O IFDM é calculado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e leva em conta três pilares fundamentais: educação, saúde e emprego e renda. A média dos indicadores compõe o índice final de cada município.
No quesito emprego e renda, Eusébio também se destacou, alcançando a terceira colocação no Nordeste, com índice de 0,8834. À frente estão Fernando de Noronha (PE), com 0,9778, e Luís Eduardo Magalhães (BA), com 0,8891. Nacionalmente, Eusébio ocupa a 589ª posição nesse pilar, enquanto Sobral aparece em 1.735º.
Sobral, por sua vez, lidera o ranking de educação no Ceará e em todo o Nordeste, com índice de 0,8887 — o que lhe garante a sexta melhor posição no Brasil nesse indicador. Eusébio aparece como terceiro colocado estadual e regional nesse pilar, com 0,8760, ficando em 22º lugar no cenário nacional.
Massapê, outro município cearense, teve destaque na área educacional, garantindo o segundo lugar estadual e regional. No entanto, seu desempenho em emprego e renda foi mais modesto, ocupando apenas a 90ª colocação no Ceará.
Além de Eusébio e Sobral, o top 10 das cidades mais desenvolvidas do Ceará inclui ainda São Gonçalo do Amarante, Jijoca de Jericoacoara, Fortaleza, Maracanaú, Aquiraz, Pereiro, Frecheirinha e Guaramiranga.