O Governo do Ceará anunciou a ampliação do programa Pet Ceará Móvel com a entrega de um novo ônibus adaptado com centro cirúrgico, além de um carro de apoio e uma ambulância. A nova estrutura permitirá a realização de até 200 castrações diárias, o que representa um aumento de 700% na capacidade de atendimentos do programa.
Lançado em maio de 2024, o Pet Ceará Móvel já realizou mais de 83 mil procedimentos até abril de 2025, incluindo castrações, consultas, vacinação antirrábica e encoleiramento antiparasitário. A iniciativa percorreu 23 bairros de Fortaleza, 15 municípios do interior e também atendeu instituições de proteção animal.
O atendimento é gratuito e será realizado de terça a sábado, das 8h às 15h, com equipe de seis veterinários. O serviço poderá permanecer por até 15 dias em Fortaleza e de 3 a 5 dias no interior, conforme a demanda. Após o procedimento, o animal recebe medicação, colar elizabetano e microchip.
“Uma das questões era a quantidade de fêmeas para castrar, que é a maior procura da população. Agora a gente vai castrar 60% de fêmeas e os 40% são machos. A médio e a longo prazo vamos ter uma diminuição de animais nas ruas”, afirmou o secretário da Proteção Social, Erich Douglas.
O agendamento pode ser feito pela internet, por meio do site www.protecaoanimal.ce.gov.br, onde o tutor escolhe a data, horário e local do atendimento. “O microchip identifica o animal, registrando o histórico de saúde e as vacinas que já tomou. A identificação do tutor também inibe os maus-tratos e o abandono”, acrescentou o titular da Sepa.
