O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta quarta, dia 7, novas medidas para o enfrentamento ao crime em Fortaleza. As ações foram divulgadas por meio das redes sociais e definidas após reunião com autoridades da Segurança Pública no Palácio da Abolição.
Entre as medidas anunciadas estão o aumento do número de operações policiais na capital, especialmente em áreas de conflito entre facções; a intensificação da ocupação desses territórios; o reforço das equipes de investigação e inteligência; e a ampliação das fiscalizações sobre tornozelados que descumprem decisões judiciais.
“Serão dadas respostas duras a esses criminosos e a esses crimes, a maioria praticada por questões envolvendo brigas e disputas de facções”, afirmou Elmano. O governador também destacou que prisões já foram realizadas e que mais capturas ocorrerão nos próximos dias.
Para apoiar as ações, o governo estadual autorizou a ampliação das horas extras das Forças de Segurança e pretende agilizar, com apoio da Justiça e do Ministério Público, os processos e mandados de busca e apreensão.
Elmano de Freitas acrescentou que mantém diálogo com polícias de outros estados, com o objetivo de identificar e prender integrantes de facções que atuam em diferentes regiões do país.