O programa VaiVem, que oferece passagens gratuitas para transporte público na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi ampliado para atender pessoas em busca de emprego. O anúncio foi feito nesta sexta, dia 2, pelo governador Elmano de Freitas, durante visita à sede do Instituto de Desenvolvimento do Trabalhador (IDT), em Fortaleza.
“Se você no momento está desempregado, mora na RMF e soube de uma vaga em outra cidade da RMF, agora você poderá se cadastrar no IDT para receber seu benefício em busca do seu emprego. O importante é que vamos ajudar os trabalhadores para que eles não precisem pagar a sua passagem neste processo. Sendo de Fortaleza, você recebe o cartão no mesmo dia. Em outras cidades, esse cartão fica disponível em até cinco dias úteis. Vamos continuar dialogando sempre pensando em melhorias para a nossa população”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Podem solicitar o benefício pessoas com mais de 18 anos e sem vínculo de emprego formal. O cadastro deve ser feito em um posto do IDT, com apresentação de RG e CPF. Cada beneficiário terá direito a 40 passagens mensais, válidas em dias úteis, pelo período de até seis meses, com possibilidade de renovação. O benefício será suspenso em caso de inserção no mercado de trabalho.
Segundo o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o objetivo é facilitar a recolocação de trabalhadores e ampliar a oferta de mão de obra na região. “Nosso objetivo é apoiar o trabalhador que mais precisa para que ele possa se recolocar no mercado e também ofertar para toda a RMF uma nova gama de trabalhadores”, afirmou.
O VaiVem foi lançado em dezembro de 2023, inicialmente voltado para estudantes. Em setembro de 2024, passou a contemplar também desempregados inscritos no CadÚnico e no Bolsa Família. De acordo com o presidente do IDT, Raimundo Ângelo, “essa é uma iniciativa do governador Elmano de Freitas que chega para facilitar o ingresso do trabalhador no mercado de trabalho”.