O cineasta Walter Salles divulgou na íntegra o discurso que teria feito ao receber o Oscar de Melhor Filme Internacional pelo longa “Ainda Estou Aqui”. O Brasil conquistou pela primeira vez essa categoria na premiação realizada no último domingo, dia 2. No entanto, a parte final da fala do diretor acabou não sendo dita no palco.
Em uma entrevista coletiva menos de um dia após a cerimônia, Walter explicou que, no momento do discurso, não conseguiu encontrar as anotações que havia preparado para a ocasião. A parte que ficou de fora foi divulgada nesta segunda-feira, 3, em uma folha contendo a transcrição do discurso.
No restante da fala, o diretor seguiu o que havia planejado. Ele iniciou agradecendo ao cinema brasileiro e expressou sua honra por estar entre cineastas que considera extraordinários. Em seguida, dedicou o prêmio a Eunice Paiva, advogada e ativista que inspirou a história do filme.

“Dedico esse prêmio a uma mulher que, após sofrer uma perda durante um regime autoritário, decidiu não se render e seguir resistindo. Esse prêmio é para ela. Seu nome é Eunice Paiva”, declarou Walter Salles.
O diretor também homenageou as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretaram Eunice Paiva em diferentes fases da vida. Fernanda Torres, inclusive, foi indicada na mesma noite. Logo após suas palavras, a orquestra começou a tocar, sinalizando o fim do tempo para o discurso.