O Ceará registrou, nesta terça-feira, dia 25, cinco açudes transbordando, de acordo com dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), coletados às 21h50min. Os reservatórios que atingiram sua capacidade máxima são: Arrebita (Forquilha), Jenipapo (Meruoca), Gerardo Atimbone (Sobral), São Pedro Timbaúba (Miraíma) e Germinal (Pacoti).
Além disso, 14 açudes estão com mais de 90% de sua capacidade, entre eles a barragem Tijuquinha, em Baturité. Segundo Rodrigo Vasconcelos, gerente regional da Cogerh, o Açude Tijuquinha tem papel crucial no abastecimento do Maciço de Baturité, atendendo tanto a sede do município quanto comunidades rurais próximas.
“O reservatório é fundamental para o abastecimento humano da região, operando em conjunto com o sistema do Açude Aracoiaba. Dependendo da quantidade armazenada e da qualidade da água, Baturité pode ser abastecida por ambos os açudes”, explica Vasconcelos.
Por outro lado, 33 reservatórios ainda apresentam volume inferior a 30%. No total, o Ceará possui atualmente 44,19% de sua capacidade hídrica preenchida, equivalente a 8.182,9 hectômetros cúbicos (hm³).
(Colaboração: Gabriela Almeida)