Cápsula da SpaceX chega à estação espacial para resgatar astronautas presos no espaço

Os dois astronautas americanos estão na ISS desde junho do ano passado, devido a falhas técnicas na cápsula Boeing Starliner, que os transportou até a estação.
Compartilhe:

A Nasa divulgou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão há mais de nove meses na órbita terrestre, podem iniciar sua jornada de volta para casa na terça-feira, dia 18.

A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada de domingo, dia 16, trazendo uma nova equipe para substituir os astronautas que estão a bordo.

O retorno à Terra deve levar aproximadamente 17 horas, com pouso previsto na região da Costa do Golfo da Flórida. Além de Wilmore e Williams, também viajarão de volta Nick Hague, da Nasa, e Aleksandr Gorbunov, da agência espacial russa.

Os dois astronautas americanos estão na ISS desde junho do ano passado, devido a falhas técnicas na cápsula Boeing Starliner, que os transportou até a estação.

Inicialmente, a missão deveria durar apenas oito dias, mas acabou se estendendo por mais de nove meses, superando o tempo padrão de seis meses das missões espaciais na ISS.

A Starliner, que estava em seu primeiro voo tripulado, apresentou problemas em seu sistema de propulsão. Diante disso, a Nasa optou por trazer a cápsula da Boeing de volta sem tripulantes e organizar o retorno dos astronautas por meio das naves da SpaceX, empresa do empresário Elon Musk.

Missão Crew-10

A nova equipe de astronautas, que partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, na sexta-feira, dia 14, e chegou à ISS no domingo, dia 16, é composta por Anne McClain e Nichole Ayers, ambas da Nasa, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov.

Mesmo com o conflito na Ucrânia, os Estados Unidos e a Rússia mantiveram a parceria espacial, permitindo que cosmonautas russos utilizassem naves da SpaceX e astronautas americanos viajassem em foguetes Soyuz russos para a ISS.

Os integrantes da nova missão realizarão pesquisas científicas e testes tecnológicos, incluindo experimentos sobre a inflamabilidade em futuras espaçonaves e estudos sobre os impactos das viagens espaciais no corpo humano.

Veja também

O Portal Ceará nasce com a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado. Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público. Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.

Portal Ceará © Todos os direitos reservados