Neste domingo, dia 2, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revela, os vencedores da 97ª edição do Oscar. O Brasil conta com três indicações na principal premiação do cinema mundial, todas com o filme “Ainda Estou Aqui”: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).Após ser aclamado no Festival de Cinema de Veneza, o longa iniciou sua trajetória rumo aos prêmios americanos, e Fernanda Torres desembarcou em Hollywood com grande reconhecimento.
Embora pouco conhecida nos Estados Unidos, ela conquistou a temporada de premiações com carisma, talento e presença marcante. Ao vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz, emocionou a plateia com um discurso memorável.Duas semanas depois, sua indicação ao Oscar foi anunciada, repetindo o feito de Fernanda Montenegro, indicada há 26 anos.
A disputa pela estatueta está acirrada, com nomes de peso na categoria. Demi Moore, aos 62 anos, busca sua primeira estatueta pelo papel em “A Substância”. A espanhola Karla Sofía Gascón, estrela de “Emilia Perez”, faz história como a primeira atriz trans indicada ao Oscar. Cynthia Erivo, protagonista de “Weekend”, já acumula prêmios como Grammy e Tony, além de outras duas indicações ao Oscar e quatro ao Globo de Ouro. Mickey Madison, de 25 anos, concorre por sua atuação em “Anora”. Sua performance já lhe rendeu um BAFTA, principal premiação do cinema britânico.