NASA aumenta pra 3,1% chance de asteroide destrutivo atingir a Terra em 2032

Compartilhe:

A NASA divulgou novas informações sobre o asteroide 2024 YR4, que apresenta uma probabilidade de 3,1% de colidir com a Terra em 2032. Embora as chances ainda sejam consideradas “extremamente baixas”, o risco aumentou em relação às primeiras estimativas, que indicavam uma probabilidade de 1,2%. A agência espacial está monitorando de perto a órbita do asteroide e acredita que, com mais dados, o risco pode ser reduzido, mas também existe a possibilidade de que a probabilidade de impacto aumente com o tempo.

O Asteroide 2024 YR4: Detalhes e Impacto Potencial

O asteroide foi detectado pela primeira vez em 27 de dezembro de 2024, pelo sistema de alerta de impacto terrestre de asteroides localizado no Chile. Desde então, telescópios terrestres têm sido usados para estudar suas características. Com um diâmetro estimado entre 40 e 91 metros, o 2024 YR4 é classificado como um asteroide de médio porte.

Caso o asteroide colidisse com a Terra, o impacto ocorreria a uma velocidade de aproximadamente 61.000 km/h. Embora isso possa causar danos significativos a nível local, a NASA garante que um asteroide dessa magnitude não representa uma ameaça global, como seria o caso de asteroides muito maiores.

Monitoramento Contínuo e Observações Futuras

A NASA informou que o asteroide continuará visível para observatórios terrestres até abril de 2025. No entanto, a partir de junho de 2028, o 2024 YR4 se tornará muito fraco para ser detectado por telescópios. Em março de 2025, o Telescópio Espacial James Webb realizará uma observação mais detalhada para obter uma avaliação mais precisa do tamanho do asteroide.

Conclusão

A possibilidade de um impacto do 2024 YR4 com a Terra é pequena, mas a NASA continua monitorando a situação de perto. A agência espacial destaca a importância de acompanhar e estudar objetos espaciais como esse para garantir a segurança do planeta e aumentar o entendimento sobre o risco de colisões com asteroides no futuro.

Tags:nasa-eleva-para-31-a-chance-de-asteroide-atingir-a-terra-em-2032

Veja também

O Portal Ceará nasce com a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado. Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público. Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.

Portal Ceará © Todos os direitos reservados