Cristiano Zanin é empossado como ministro do STF nesta quinta

Compartilhe:

O advogado Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3), em cerimônia às 16h, no Plenário da Corte, em Brasília. Ele ocupa a cadeira de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Com a posse, o Tribunal volta a ter 11 magistrados.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o jurista é o primeiro nome apontado pelo político no seu terceiro mandato no Palácio da Alvorada.

O novo ministro deve herdar 530 processos do gabinete de Lewandowski. Com 47 anos, ele será o mais jovens entre os colegas, e poderá permanecer no cargo por 27 anos, quando completará 75 anos e será obrigado a se aposentar, conforme as regras atuais.

Em junho deste ano, Zanin foi aprovado pelo Senado Federal, após ser sabatinado pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Casa. Em quase 8 horas, os parlamentares indagaram o advogado sobre temas que variaram desde a relação com o presidente Lula — de quem fez a defesa em processos ligados a operação Lava Jato — até a opinião sobre assuntos como a descriminalização da posse de drogas, o aborto e o Marco Temporal, que estão ou devem entrar na agenda de julgamentos do STF.

Veja também

O Portal Ceará nasce com a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado. Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público. Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.

Portal Ceará © Todos os direitos reservados