Nesta quinta-feira, dia 20, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, que tem como tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”.
A campanha será veiculada na TV, rádio e internet com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos que o inseto pode causar através da transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya que podem matar.
Durante o lançamento da campanha, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância da conscientização social:
“A epidemia da dengue existe há mais de 30 anos. Desde então, nós não conseguimos erradicar esse problema entre nós. Isso significa que não é uma atividade simples. Não temos vacinas para arbovirose, nem tratamentos específicos, então a principal arma que nós temos é combater o mosquito.[…] Se não houver a colaboração da sociedade, todo ano vamos ter casos e casos de todas essas arboviroses”.
No ano de 2021 foram registrados 478,5 mil casos de dengue. Neste ano já tem-se mais de 1,3 milhão de casos, com 909 óbitos confirmados.
Com relação à chikungunya há um aumento de 86,9% nos casos, comparando com o mesmo período de 2021. Neste ano, 76 pessoas morreram da doença.
Os casos de zika cresceram 92,6% este ano, mas não houve nenhuma morte.