Nesta quinta-feira, dia 22, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade em circuito deliberativo, a venda do medicamento Lagevrio (molnupiravir) em farmácias de todo País. O uso emergencial estava liberado desde maio.
O Lagevrio é o medicamento utilizado em fase inicial da Covid-19, prevenindo a progressão da doença, internações hospitalares e mortes. Seu uso deve ser administrado por, no máximo, cinco dias consecutivos, após começarem os sintomas. O consumidor só poderá comprar o medicamento mediante apresentação da Receita de Controle Especial.
Meiruze Freitas, relatora da decisão, relata que a autorização da venda do fármaco pelo mercado privado, irá aumentar o acesso ao tratamento da Covid-19 em fase inicial, contudo, o tratamento não substitui a vacina.
“Reafirmo e enfatizo os benefícios esmagadores da vacinação, para proteção contra as formas graves e óbitos ocasionados pela Covid-19”, explicou Meiruze.
Segundo a Anvisa, o medicamento é indicado para adultos acima de 18 anos que não necessitam de ajuda de aparelhos para respirar e que apresentam risco aumentado de progressão da doença para casos graves. Há contraindicação para gestante ou lactantes e o remédio não deve ser usado por pacientes hospitalizados ou como profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenção da doença.