O Estado do Ceará tem se tornado um dos destinos mais procurados devido ao processo de evolução do turismo.
Entre 2014 e 2019, a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará subiu de 8,9% para 12,6%. Com a pandemia, o turismo foi a atividade que mais foi prejudicada, a retomada do setor é o que vem puxando a perspectiva positiva para o resultado da produção de riquezas do Ceará. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o bom desempenho do setor de serviços está relacionado ao turismo.
O Secretário do Turismo do Ceará (SeturCE), Arialdo Pinho, informou que a projeção para os próximos dez anos é tornar o Ceará o local mais atrativo do continente.
“Se conseguirmos para o turismo verbas de promoção e publicidade, teremos a oportunidade de ser o melhor destino da América Latina, se tivermos consistência”, disse Arialdo.
Ele destaca que a geração de um ambiente positivo ao setor privado foi fundamental, tanto que o Ceará tem uma das melhores infraestruturas turísticas do continente, com investimentos em hotelaria de luxo. “Somos líderes no mercado de luxo de praia no País e temos mais de 80 pousadas em construção”, complementou o secretário.
O setor de hotelaria é um dos mais beneficiados que projeta fechar este ano com resultado médio de ocupação melhor do que 2019, antes da pandemia.
A geração de empregos no estado é outro ponto de destaque. De acordo com dados do Caged, os empregos das atividades características do turismo, houve crescimento médio de 48% na abertura de vagas nesse setor. A pesquisa mensal de outubro revela que o turismo do Ceará acumula alta de 43,2% em 2022.