A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou nesta terça-feira, dia 29, sobre a repercussão de imagens que sugerem uma mudança nas cores do segundo uniforme da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. Em nota, a entidade afirmou que “as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais”.
Ainda na publicação, a CBF declarou que “nem a CBF, nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção”. A entidade também informou que o desenvolvimento dos uniformes para o próximo Mundial será feito em conjunto com a fornecedora Nike.
As imagens que circularam na internet foram divulgadas pelo site especializado Footy Headlines, que apontou o uso das cores vermelha e preta e a produção do uniforme pela linha Jordan, ligada à Nike. A divulgação gerou questionamentos quanto à legalidade da mudança diante do estatuto da entidade.
Segundo o estatuto da CBF, os uniformes devem seguir as cores da bandeira nacional: verde, amarelo, azul e branco. No entanto, o mesmo documento prevê a possibilidade de modelos comemorativos com cores diferentes, desde que aprovados pela diretoria da CBF.
O trecho menciona que “os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF […] sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”. A CBF ainda não confirmou se haverá lançamento de modelo comemorativo com novas cores.