O Ceará alcançou o maior número de aprovações no Ensino Superior entre estudantes da rede pública em sua história. Em 2024, foram 24.403 alunos aprovados em instituições públicas e privadas. Os dados foram divulgados pelo governador Elmano de Freitas nesta terça-feira, dia 29, durante o lançamento do Enem: Chego Junto, Chego Bem 2025, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Durante o evento, que contou com a presença de autoridades, professores e estudantes, o governador destacou que o resultado é reflexo dos investimentos na educação. “Estamos muito orgulhos pelos nossos alunos e alunas, professores, gestores. Dá muito orgulho para o povo cearense. Nós sabemos que ainda temos muitos passos para avançar a fim de garantir que toda escola seja em tempo integral, continuar a valorizar o nosso professor, valorizar a qualificação profissional. Nós estamos acelerando os passos para colher melhores resultados da educação do Ceará”, afirmou.

Em 2023, o número de aprovados foi de 22.531. No Enem 2024, a rede pública do Ceará se destacou como a que teve mais estudantes com notas acima de 950 na redação e alcançou 100% de inscrição entre os concluintes do Ensino Médio.
Durante o lançamento do Enem: Chego Junto, Chego Bem 2025, a Secretaria da Educação (Seduc) anunciou que quase 100% dos alunos da rede estadual solicitaram a isenção da taxa de inscrição para o Enem. A Seduc estima 111.260 estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aptos a fazer a prova.
A iniciativa, criada em 2012, busca preparar e mobilizar os estudantes ao longo do ano letivo por meio de ações organizadas em sete etapas, incluindo atividades como “Enem Não Tira Férias” e “AoGosto do Aluno”. “Para nós é muito importante que nossa juventude acredite no seu potencial. O Enem Chego Junto, Chego Bem faz parte da nossa escola, da nossa rotina, exatamente para isso. E o principal, o abraço do professor, do diretor e dos colegas, incentivando”, disse a secretária da Educação, Eliana Estrela.
