O Vaticano anunciou nesta segunda-feira, 28, que o conclave para a eleição do novo papa começará no dia 7 de maio. A data foi definida durante uma reunião de cardeais, chamada Congregação Geral, realizada a portas fechadas. A Capela Sistina será fechada ao público para os preparativos do processo.
A votação será iniciada após o término da Novendiales, o período de luto de nove dias que teve início após o sepultamento do papa Francisco no último sábado. Ainda não há previsão de quando a Igreja Católica terá um novo papa, pois a eleição depende de um candidato obter dois terços dos votos.
Durante o conclave, os cardeais eleitores permanecerão isolados no Vaticano e deverão cumprir um juramento de segredo sobre o processo. As votações ocorrerão na Capela Sistina. Ao todo, 133 cardeais participarão do conclave.
Entre os eleitores, sete são brasileiros: Sérgio da Rocha, Jaime Spengler, Odilo Scherer, Orani Tempesta, Paulo Cezar Costa, João Braz de Aviz e Leonardo Ulrich Steiner.
Nos conclaves anteriores, realizados em 2005 e 2013, a escolha do novo papa ocorreu em dois dias, mas o tempo de votação pode variar conforme a necessidade para alcançar o número necessário de votos.