Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel

Foto: reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, dia 25, que, no mês de maio, passará a valer a bandeira tarifária amarela nas contas de luz. Com a mudança, os consumidores pagarão um adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) utilizados.

Desde dezembro de 2024, a bandeira em vigor era a verde, graças às boas condições para geração de energia no país. No entanto, segundo a Aneel, a troca para a bandeira amarela se deve à diminuição das chuvas, já que o país está passando da estação chuvosa para o período seco.

“Ao término da temporada de chuvas, as expectativas para a produção de energia por hidrelétricas se deterioraram, o que pode levar, nos próximos meses, ao aumento do uso de usinas termelétricas, cuja energia é mais cara”, explicou a Agência.

Entenda o sistema de bandeiras tarifárias
Implantado em 2015 pela Aneel, o mecanismo das bandeiras tarifárias serve para sinalizar os custos variáveis da geração de energia elétrica. Classificadas por cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) produzir a energia consumida em residências, comércios e indústrias.

Sob a bandeira verde, a conta de luz não sofre alterações. Já com as bandeiras amarela ou vermelha, o valor da fatura recebe acréscimos proporcionais a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.