O Ceará registrou um crescimento de 39,16% na chegada de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo dados da Secretaria do Turismo do Estado, foram 24.727 visitantes estrangeiros em voos diretos, frente aos 17.769 do ano passado. O número já equivale a mais de um quarto da demanda internacional de todo o ano anterior.
O aumento expressivo é atribuído à diversificação das rotas aéreas e à expansão da conectividade internacional. A Europa continua sendo a principal origem dos visitantes (64,62%), seguida pela América do Sul (25,11%) e América do Norte (9,02%). Novas rotas diretas para cidades como Miami, Orlando, Buenos Aires, Lisboa, Guiana Francesa e Santiago ampliaram o alcance do estado.
“O crescimento no turismo internacional é resultado de um esforço conjunto para promover o Ceará lá fora e ampliar nossa conectividade aérea. Como destaca o governador Elmano de Freitas, estamos comprometidos em tornar o estado uma referência mundial em turismo sustentável, competitivo e inclusivo”, afirmou o secretário Eduardo Bismarck.
Portugal (21,48%), Argentina (19,27%) e Estados Unidos (8,53%) lideram a lista de países emissores de turistas em voos diretos. A maioria dos visitantes (90,26%) chegou por via aérea, enquanto 9,74% desembarcaram em cruzeiros.