Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Kisunla (donanemabe) é indicado para comprometimento cognitivo leve e demência leve
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Kisunla (donanemabe) é indicado para comprometimento cognitivo leve e demência leve
Foto: reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Kisunla (donanemabe), voltado ao tratamento de comprometimento cognitivo leve e demência leve causados pela doença de Alzheimer. Trata-se de um anticorpo monoclonal que se liga à proteína beta-amiloide, relacionada à formação de placas no cérebro.

“Na doença de Alzheimer, aglomerados de proteína beta-amiloide formam placas no cérebro. O donanemabe atua ligando-se a esses aglomerados e reduzindo-os, retardando assim a progressão da doença”, informa a Anvisa. O medicamento foi testado em um estudo com 1.736 pacientes com Alzheimer em estágio inicial.

Durante o estudo, os pacientes receberam doses de 700 miligramas do medicamento a cada quatro semanas nas três primeiras aplicações e, posteriormente, 1.400 mg ou placebo a cada quatro semanas, por até 72 semanas. A Anvisa destacou que, “na semana 76 do estudo, os pacientes tratados com donanemabe apresentaram progressão clínica menor e estatisticamente significativa na doença de Alzheimer em comparação aos pacientes tratados com placebo”.

O uso do donanemabe não é recomendado para pacientes em uso de anticoagulantes ou com diagnóstico de angiopatia amiloide cerebral (AAC), devido aos riscos considerados superiores aos benefícios. As reações adversas mais comuns são relacionadas à infusão, como febre, sintomas semelhantes aos da gripe e dores de cabeça.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e sem cura, que afeta a memória e a cognição. No Brasil, o SUS oferece tratamento multidisciplinar gratuito para pacientes com Alzheimer, e a Anvisa seguirá monitorando a segurança e a efetividade do novo medicamento conforme o Plano de Minimização de Riscos aprovado.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.