O Vaticano divulgou nesta terça-feira, dia 22, as primeiras imagens do corpo do papa Francisco dentro do caixão, antes da reunião inicial dos cardeais que definirá a data do funeral. A cerimônia deverá contar com a presença de importantes líderes internacionais, como Donald Trump e Volodimir Zelensky.
As fotos, tiradas na segunda-feira, retratam o pontífice — primeiro papa latino-americano — na capela da Casa Santa Marta, onde repousa usando uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário. Dois guardas suíços fazem a escolta do corpo.A expectativa é que a Santa Sé anuncie ainda nesta terça a data do funeral do papa jesuíta argentino, falecido na manhã de segunda-feira, dia 21, aos 88 anos.
O anúncio ocorrerá após a primeira congregação geral de cardeais, que nas próximas semanas também deverá escolher o novo papa. De acordo com as normas do Vaticano, o sepultamento deve ocorrer entre sexta-feira e domingo. Estima-se, segundo a imprensa italiana, que cerca de 500 mil fiéis compareçam para prestar as últimas homenagens.